Decoração: Novas Perspetivas | Jan 2015

“Para Marta Espregueira Mendes, o seu ateliê é um local que tem como objetivo potenciar a qualidade de vida dos clientes.”

No Porto, uma habitação dos anos 30, devidamente remodelada, serve de mostra aos projetos de Marta Espregueira Mendes. “Tivemos o cuidado de preservar a linguagem arquitetónica da casa, ao nível das carpintarias e de outros elementos decorativos. Alterámos, também, a cor da fachada e substituímos as caixilharias por grandes envidraçados”, explica a profissional, enquanto assume que a fita métrica é a peça de trabalho da qual nunca prescinde.

Num espaço com 180m2, dividido por 10 compartimentos, entre salas de reuniões, showroom e gabinetes, Marta aposta em peças de linhas modernas e tonalidades discretas. Imagem de marca que está impressa na fotografia que confere movimento à parede de uma das salas. “Traduz muito da nossa identidade e do nosso tipo de abordagem. Não só no desenho do espa­ço, mas também nos tecidos e cores, na escolha dos materiais, móveis e iluminação”. Neste último critério, “tivemos o cuidado de articular aqui a iluminação elétrica com a luz natural, garantindo uma melhor leitura das cores e texturas dos tecidos”.

Buscando inspira­ção nos pequenos prazeres do dia-a-dia, a decoradora define o seu ateliê como um local de oportunidades. “Através da qualidade do ambiente, propor­cionar uma maior qualidade de vida aos meus clientes. É sempre gratificante voltar a casas que tenhamos projetado e verificar como as famílias se apropriaram daqueles espaços e se identificam com eles”.

in Caras