Tudo pelo conforto em sua casa | Abr 2017

Marta Espregueira Mendes é o nome associado à Marta’s, uma empresa de arquitetura e decoração de interiores sediada na cidade do Porto e que realiza projetos um pouco por todo o país e também além-fronteiras. Carateriza-se pela procura da integração entre o clássico e o contemporâneo, numa conjugação que é tudo menos minimalista, e é desta forma que este atelier tem vindo a conquistar o seu público e a captar atenções em países como os Estados Unidos da América. Em entrevista ao Empresas+®, a decoradora que dá nome a este projeto deu conta daquelas que são as suas inspirações e dos imensos trabalhos que pretende desenvolver no futuro, indo de encontro ao gosto do cliente mas imprimindo sempre o seu toque pessoal, que faz da Marta’s um atelier que segue um conceito único e distinto.

É um nome sonante no que respeita à decoração de interiores e a ele associado há já uma longa carreira a assinalar. Falamos de Marta Espregueira Mendes que, após alguns trabalhos realizados na área da moda, decidiu dedicar-se à arquitetura e à decoração de interiores. Em 1997, foi criada a Marta’s – Arquitetura e Decoração de Interiores, uma empresa em que Marta Espregueira Mendes apostou todos os seus trunfos para que lhe fosse possível vingar na área. “Tudo começou num gabinete muito pequeno que nada tem que ver com a dimensão que hoje é associada a esta empresa”, conta a decoradora. “A verdade é que nunca sonhei chegar ao ponto em que me encontro na atualidade. A ideia inicial era criar um conceito único e diferente mas nunca foi pretensão minha ter uma grande empresa. Tinha a noção de que iria trabalhar bem, mas não a este ritmo alucinante”. Marta Espregueira Mendes formou-se em design de interiores na cidade de Paris e, aquando do seu regresso a Portugal, apostou no seu projeto, um pequeno atelier que foi evoluindo com o passar do tempo e também com o crescente reconhecimento do seu trabalho. “Sempre adorei a vertente da decoração de interiores e decidi arriscar, na tentativa de exercer um trabalho que me apaixona e de que realmente gosto. A Marta’s celebra o vigésimo aniversário neste ano e posso dizer que me sinto muito realizada a nível profissional”, confessa.


Conceito e inspiração
Mas afinal, quais são as motivações ou linhas que definem os processos de decoração encetados por Marta Espregueira Mendes? “Eu tenho uma grande tendência para a conjugação entre o clássico e o contemporâneo. Gosto de projetar espaços que se adaptem aos tempos atuais, procuro revelar e interpretar a história dos lugares. Falamos de casas rústicas e antigas, casas cheias de pormenores que nos remetem para a passagem e história de uma família e com utensílios, móveis e mesmo espaços que tenham significado para as pessoas que lá viveram ou que ali irão viver”. A decoradora emprega nos seus projetos um estilo muito próprio. “Tenho a noção de que este equilíbrio nem sempre é simples de alcançar mas é este o verdadeiro desafio”, confessa.

“É importante conhecer as ambições e necessidades do cliente”
Para uma decoração de um espaço há vários aspetos a considerar. Em primeiro lugar, e como explica Marta Espregueira Mendes,“é preciso ter em conta as caraterísticas da pessoa ou família com quem estamos a desenvolver o projeto de decoração. É muito importante focarmo-nos no conforto e também saber quais as dinâmicas das pessoas naquele espaço, se é um espaço de lazer ou de trabalho. Por outro lado, as caraterísticas do meio envolvente são também muito relevantes e destaco, por exemplo, o fator da luz e da localização do imóvel”. Outro aspeto a considerar é, obviamente, o gosto e ambição do cliente, no entanto, a decoradora confessa que sente uma maior motivação em projetos onde pode vincar a sua marca e empregar o seu cunho pessoal. “É certo que existem vários gabinetes que seguem diversos estilos e penso que as pessoas devem realizar essa pesquisa para perceber qual o projeto ideal e que melhor combina com o seu gosto”, aconselha.

Projetos dentro e fora de Portugal
No nosso país, a Marta’s realiza trabalhos um pouco por toda a parte, mas é na cidade do Porto que concentra a maioria dos seus projetos. “É uma cidade na qual adoro trabalhar, até porque toda a logística se torna mais simples. Tal não inviabiliza a realização de trabalhos em cidades como Lisboa ou até mesmo na região do Algarve”. No que respeita ao estrangeiro, é nos Estados Unidos da América que Marta Espregueira Mendes tem em mãos três projetos de decoração em três habitações, “tudo para um público bastante exigente mas que reconhece a nossa competência e a competitividade dos valores que praticamos”.

Um futuro repleto de projetos de arquitetura e decoração

Marta Espregueira Mendes diz-se realizada numa vertente profissional e considera que pouco lhe resta fazer. No entanto, o futuro avizinha-se recheado de grandes projetos em parceria com conceituados arquitetos. Recentemente tem vindo a ser convidada para projetos de arquitetura de interiores em empreendimentos imobiliários de grande relevo. “O reconhecimento progressivo da importância do papel que desempenhamos no alcance do conforto e da qualidade de vida das pessoas constitui, para nós, uma fonte de trabalho e um desafio permanente”, remata.

in Empresasmais